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Comorbidade entre Síndrome de Down e Autismo

Um assunto que é pouco discutido atualmente e merece ganhar mais destaque é o diagnóstico duplo de autismo e síndrome de Down, que no meio técnico chamamos de ‘comorbidade’ (ocorrência de duas ou mais condições, geralmente quando as manifestações de uma são similares às manifestações da outra).



A porcentagem de crianças com síndrome de Down diagnosticadas com autismo (TEA) tem crescido nos últimos anos. Tal aumento não é necessariamente relacionado a maior incidência de casos, mas por melhorias nas formas de diagnóstico que, até alguns anos atrás, eram ignorados.


Diagnosticar uma criança que apresenta comorbidade de Down e TEA é uma tarefa complicada, assim como a dificuldade de diagnosticar autismo em uma criança que já possui deficiência intelectual.


Além disso, o fato de uma criança com Down apresentar alguns sintomas específicos não a classifica necessariamente como autista. Alguns deles, inclusive, podem fazer parte dos primeiros estágios de desenvolvimento. Crianças com atraso na comunicação, deficiências visuais/auditivas ou que sofreram algum tipo de lesão cerebral também possuem uma tendência a apresentar comportamentos vistos como sintomáticos do autismo, o que pode levar a um diagnóstico equivocado.


Não há um tipo de exame padrão, mas os médicos especializados se baseiam em sintomas principais, como comportamentos repetitivos, prejuízos sociais e dificuldades na comunicação. Características presentes e que não são comuns em outras crianças com Down também são levadas em conta. Em alguns casos, acompanha-se a criança em seus ambientes cotidianos (casa, escola, etc) visando uma compreensão mais ampla de suas dificuldades sociais.


Esta é uma etapa que deve ser conduzida com muito cuidado, buscando causar o mínimo de stress para a criança e sua família.


Após o diagnóstico, é muito importante realizar um trabalho de desenvolvimento não apenas com o indivíduo em si, mas com sua família também. Possuir uma abordagem adequada é fundamental para melhorar a experiência de aprendizado da criança e sua qualidade de vida, de forma que ela se sinta confortável e segura.


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