VOCÊ CONHECE ABA?

Vamos te explicar direitinho!

O que é ABA

 

   A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) consiste na aplicação e/ou intervenção derivada da Ciência do Comportamento ou Behaviorismo, proposto por Skinner, que se destina ao estudo da associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem.

 

   Baseado em princípios validados empiricamente, o tratamento ABA envolve o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que o indivíduo possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível: comportamentos sociais, comportamentos acadêmicos, além de atividades da vida diária, como higiene pessoal. A redução de comportamentos como agressões, estereotipias e fugas também fazem parte do tratamento comportamental, já que tais comportamentos interferem no desenvolvimento e integração do indivíduo.

 

   Assim, os principais objetivos da ABA são:

  • ampliação de repertório (ou seja, instalar novos comportamentos principalmente nas áreas de linguagem, vida diária, brincar, socialização e interação com o outro);

  • minimização de repertórios disfuncionais (reduzir comportamentos como estereotipia, padrões de rotina e repetição);

  • inclusão social e generalização (programar para que o indivíduo generalize o que aprendeu para os ambientes sociais: comunidade em que vive, escola e demais contextos).

 

   Pesquisas recentes têm demonstrado que ABA é o único tratamento oferecido a crianças com algum desenvolvimento atípico, especialmente com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, que possui evidência científica suficiente para ser considerado eficaz.

Como nosso trabalho acontece

 

  No primeiro momento é realizado o acolhimento familiar, sendo esse contato a domicílio ou na clínica, para conhecimento da criança, bem como da rotina familiar, explicação do nosso trabalho, dinâmica de avaliação e atendimentos.

 

  Em seguida, inicia-se o processo de avaliação para conhecimento da história de vida da criança, repertório apresentado por ela, observação dos comportamentos em casa, na escola e na clínica, com preenchimento de escalas para compor o relatório final de maneira qualitativa e quantitativa.

 

  A devolutiva é dada aos pais e/ou responsáveis, explicitando o que foi observado e investigado. Sugere-se então um plano de intervenção a ser realizado em casa e na escola.

 

  Nosso objetivo é alinhar todo o processo terapêutico com a família e com os profissionais também envolvidos no caso (fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, escolas e etc), para melhor aproveitamento do paciente.

O que mais oferecemos

 

   Além da intervenção comportamental e dos materiais para terapia, o ABAcadabra também oferece parceria em eventos, palestras em escolas e para grupo de pais, jornadas,simpósios e congressos. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos eventos, temas e agendas.

Abacadabra - Serviços de Psicologia Ltda - ME
CRP 5623/J